TRANSFORMAMOS TUDO EM PRODUTO

blog acajou ecológico sustentabilidade upcycling

Na Acajou reduzimos, ao máximo, o lixo que produzimos. O segredo? Reaproveitar resíduos e matérias-primas antigas para a criação e desenvolvimento de novos produtos.

Vamos explicar para vocês como que esse processo de reaproveitamento acontece na marca :)

Primeiro, vamos até as indústrias calçadistas do Rio Grande do Sul e recolhemos os resíduos de couro da produção. O que acontece é que todo esse couro iria para o lixo, pois são considerados inaptos para utilização em novos produtos – na verdade, os couros estão em perfeito estado, mas às vezes são de coleções antigas e eles não podem utilizar ou possuem algum defeito no meio de uma peça e optam por descartar a peça inteira. Na Acajou, utilizamos esses couros para o desenvolvimento de cachepôs, bolsas e sapatos, todos eles únicos e sob encomenda, pois nosso estoque de couro é variado e limitado.

 

bolsas calçados sapato acajou

 

 

Dos nossos próprios resíduos de tecido, fazemos uma triagem para selecionar os retalhos que são de tamanho médio e grande para reutilizá-los. Nossos retalhos médios viram, normalmente, lindos chaveiros e os nossos retalhos de tamanho grande são unidos entre si para fazer lindas caminhas para pets e serem doadas a ONG’s animais.

 Agora, a novidade mais interessante: a nossa coleção de Carnaval 2019 está sendo desenvolvida toda a partir de retalhos retirados das bandeiras de amostras de tecido que recebemos de fornecedores – todas são bandeiras de coleções antigas e que também iriam para o lixo, caso não fossem reutilizadas. Quando unimos os pedaços de tecido, ficamos com um lindo tecido grande e colorido, a cara do Carnaval, olha só:

 

 

tecidos produtos acajou

 

 

Gostou das nossas práticas? Vale dar uma olhada com mais carinho no lixo que produzimos em nossas próprias casas. Será que ali não tem uma ótima oportunidade pra criar algo novo lindo?

 

 

Com carinho,

Equipe Acajou.


Post anterior Post seguinte


Deixe um comentário