AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE?

acajou bikinis blog acajou ecológico sustentabilidade

A sustentabilidade é a palavra que não para de aparecer em todos os lugares, mas você sabe exatamente o que significa possuir práticas sustentáveis ou o que faz um empresa para ser considerada sustentável?

 Primeiro, partindo da questão empresarial em direção a sustentabilidade, não existe empresa de moda 100% sustentável, sabe por quê? Porque todas as práticas sustentáveis da empresa não poderiam gerar nenhum impacto ambiental, social e econômico, isso significa por exemplo, que a Acajou teria que enviar todos os seus pacotinhos de bicicleta por todo Brasil, para não gerar poluição com o transporte, no entanto, em termos logísticos, tornaria a operação inviável.

Sendo assim, compreende-se que a sustentabilidade aplicada a moda possui a relação direta de reduzir o máximo possível o impacto causado por toda operação, desde a criação do produto, sua matéria prima, confecção, venda até o seu descarte. 

Esses três pilares que citamos acima, é o que o autor Elkington (2001) propõe na teoria do Triple Bottom Line. De forma resumida, a teoria é dividida pelos 3 P’s, people, planet e profit com o intuito de diminuir os impactos e fazer com que nosso planeta exista lindamente para as diversas gerações futuras (SALCEDO, 2014).

 

tripé da sustentabilidade acajou

 

Então, na prática, existem diversas formas de aplicar métodos sustentáveis, tanto em uma empresa, como no nosso dia a dia. Abaixo você pode conferir uma lista de exemplos de práticas sustentáveis:

 - utilização de matérias primas ecológicas (biodegradáveis, recicladas, orgânicas, naturais etc) na criação de produtos;

- utilização de mão de obra de artesãos locais;

- boa remuneração para todos os parceiros envolvidos no desenvolvimento de um produto;

- reutilização de materiais que seriam descartados, dando um novo fim e criando uma coisa completamente nova (upcycling);

- parcerias entre marcas / empresas sustentáveis e designer locais e independentes;

- descarte correto dos materiais não mais utilizados;

- aproveitamento máximo das matérias primas utilizadas e resíduos têxteis;

- apoio a causas sociais (através de doações, promoções de eventos etc);

e diversos outras…

 

Gostou? Então fique ligado, pois vamos continuar falando mais sobre sustentabilidade por aqui. Afinal, a Acajou é uma marca sustentável que carrega esse assunto no seu coração!

 

Com carinho, equipe Acajou!


Post anterior Post seguinte


Deixe um comentário